Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Etapas de Microrregionais da 12ª Conferêcia se encerram

Microrregional 2.3
     Na noite de ontem, quarta-feira (29), foi concluída a etapa de Microrregionais da 12ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizadas nos Distritos Sanitários (DS) II e V, as plenárias contemplaram moradores das microrregiões 2.3 e 5.3, respectivamente. Os encontros serviram para debater a saúde local, fazer proposições para levar às conferências de saúde (municipal, estadual e nacional) e eleger os pré-delegados para as etapas Distritais.
O conselheiro José Pereira representou o CMS-Recife na Micro 2.3
     Ocorrida na Escola Estadual Pedro Celso, em Beberibe, a micro 2.3 reuniu 180 moradores das localidades da Linha do Tiro, Dois Unidos e Beberibe. Durante a plenária, o gerente do DS, Romero Nogueira, fez uma apresentação situacional do território, com ênfase na área, onde mostrou a rede própria de saúde e o quadro funcional que, entre outros profissionais, possui 14 médicos, 106 ACS e 126 ASACES.
    Ao todo, foram realizadas 19 plenárias microrregionais, em todos os Distritos Sanitários,  totalizando mais de 3 mil pessoas que enriqueceram o debate e contribuíram para o fortalecimento do controle social na capital pernambucana.
     Na plenária 5.3, ocorrida da Academia da Cidade de Jardim São Paulo, mais de 120 pessoas discutiram sobre as problemáticas vivenciadas pelos usuários (as) e puderam  propor melhorias para o sistema. A gerente do Distrito, Lígia Lima, também apresentou um panorama do território mostrando as obras e as unidades que serão requalificadas.
Mesa de abertura da Microrregional 5.3
     Em ambas as plenárias o debate foi aberto e os (as) usuários (as) e trabalhadores (as) expuseram seus questionamentos, onde, posteriormente, receberam todos os esclarecimentos dos gestores presentes. Assuntos como: melhoria na qualidade do serviço, na infraestrutura, na humanização, vigilância ambiental e construção de novas unidades de saúde, foram citados.
     No final, foram eleitos como pré-delegados (as): 17 usuários e 09 trabalhares na Micro 2.3 e 16 usuários e 07 trabalhadores na micro 5.3.
     Agora, a 12ª Conferência Municipal de Saúde do Recife se prepara para a realização da etapa de Distritais, que já se inicia no dia 09 de maio, na Escola Darcy Ribeiro, no bairro do Cordeiro (Distritos Sanitário IV). Ao todo serão seis Plenárias Distritais, sendo uma por DS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário