Na última sexta-feira (17), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife promoveu a sua 188ª Reunião Extraordinária. Com a presença de conselheiros (as) e visitantes, a reunião debateu a Regulação Assistencial na capital pernambucana, a apresentação do Plano de Ação da Vigilância Sanitária, além de discutir sobre conteúdos de esfera institucional como repasses das comissões e vacâncias.
Com os trabalhos iniciados pelo coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, houve leitura de pauta e apresentação dos presentes, e, logo em seguida, a gerente da Vigilância Sanitária (VISA) do Recife, Adeílza Ferraz, foi convidada para apresentar o Plano de Ação da VISA. Em sua fala, Adeílza explicou que o Plano de Ação é um recorte do Plano Municipal de Saúde e que o documento já foi apresentado e aprovado pelo conselho no ano passado. Porém, ressaltou que é necessário o CMS-Recife emitir uma resolução, datada deste ano, que assegure o trabalho feito pela VISA para ser encaminhado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. O que, por unanimidade, foi aprovado pelo colegiado.
Fernanda Casado apresentou como é feita a regulação do município |
Após apresentar o cronograma, as áreas estratégicas e o fluxo da regulação, Fernanda participou do debate onde os conselheiros e conselheiras puderam expor seus questionamentos acerca do tema, a exemplo do sistema está fora do ar e do tempo máximo de espera de uma consulta. Fernanda deu suas explicações e o pleno agradeceu a sua presentação.
A conselheira Rosângela Albuquerque leu o parecer da 3º quadrimestre |
No final, houve o repasse das comissões, vacância das comissões e informes gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário