Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Plenário se reuniu extraordinariamente

     Na última sexta-feira (17), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife promoveu a sua 188ª Reunião Extraordinária. Com a presença de conselheiros (as) e visitantes, a reunião debateu a Regulação Assistencial na capital pernambucana, a apresentação do Plano de Ação da Vigilância Sanitária, além de discutir sobre conteúdos de esfera institucional como repasses das comissões e vacâncias.
Mesa coordenadora: Audenise Bonifácio, Oscar Correia e Janaína Brandão
     Com os trabalhos iniciados pelo coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, houve leitura de pauta e apresentação dos presentes, e, logo em seguida, a gerente da Vigilância Sanitária (VISA) do Recife, Adeílza Ferraz, foi convidada para apresentar o Plano de Ação da VISA. Em sua fala, Adeílza explicou que o Plano de Ação é um recorte do Plano Municipal de Saúde e que o documento já foi apresentado e aprovado pelo conselho no ano passado. Porém, ressaltou que é necessário o CMS-Recife emitir uma resolução, datada deste ano, que assegure o trabalho feito pela VISA para ser encaminhado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. O que, por unanimidade, foi aprovado pelo colegiado.
Fernanda Casado apresentou como é feita a regulação do município
     Dando continuidade ao pleno, a secretária executiva de Regulação em Saúde, Fernanda Casado, foi convidada para apresentar o programa que tem como objetivo de garantir o acesso dos usuários (as) do SUS aos procedimentos necessários de forma integral, oportuna e resolutiva, colaborando assim com a promoção de saúde desses usuários (as).
    Após apresentar o cronograma, as áreas estratégicas e o fluxo da regulação, Fernanda participou do debate onde os conselheiros e conselheiras puderam expor seus questionamentos acerca do tema, a exemplo do sistema está fora do ar e do tempo máximo de espera de uma consulta. Fernanda deu suas explicações e o pleno agradeceu a sua presentação.
A conselheira Rosângela Albuquerque leu o parecer da 3º quadrimestre
    A conselheira e coordenadora da Comissão de Orçamento, Rosângela Albuquerque, fez a leitura do Parecer do Relatório do 3º Quadrimestre, onde foi recomendada a aprovação do referido documento, decisão acatada pelo plenário.
    No final, houve o repasse das comissões, vacância das comissões e informes gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário