Páginas

sexta-feira, 16 de junho de 2017

13a Conferência: Distrito Sanitário III discute saúde em plenária Microrregional

          Moradores das localidades dos Aflitos, Alto do Mandu, Casa Amarela, Casa Forte, Derby, Espinheiro, Graças, Jaqueira, Parnamirim, Poço da Panela, Santana e Tamarineira se reuniram, na noite da última quarta-feira, 14, para realizar mais uma etapa Microrregional da 13ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. A Plenária, que contou com a participação de usuários (as), trabalhadores (as) e gestores (as), serviu para avaliar e discutir a saúde local, onde os participantes puderam elencar as dificuldades encontradas no cotidiano de suas comunidades.
Rivânia Rodrigues falou da importância dos usuários (as) participarem desses espaços de Controle Social
       Iniciando com a formação da mesa de abertura, que teve a participação da conselheira Municipal de Saúde, Rivânia Rodrigues, a plenária recebeu as boas vindas de todos. “Estamos discutindo saúde em todos os Distritos Sanitários, onde, juntos e juntas, podemos fazer algo em prol de um SUS para todas as pessoas", disse Rivânia, lembrando do comprometimento do CMS-Recife na realização desta conferência.
      Além disso, o CMS-Recife também fez uma apresentação sobre como são instituídos os Conselhos de Saúde e como cada cidadão pode ser tornar um conselheiro. Essa apresentação foi feita pela vice-coordenadora do CMS-Recife, Keila Tavares.
Lara Hazin faz apresentação situacional do Distrito Sanitário III
      A gerente do Distrito Sanitário III, Lara Hazin, fez uma apresentação situacional do território onde trouxe a estruturação da saúde e mostrou ações, ganhos e o panorama das requalificações das unidades existentes. Tal apresentação serviu como subsídio para o debate que se instaurou logo após esse momento.
        O usuário e conselheiro Distrital, João José, questionou a gerente sobre a situação da Unidade União das Vilas que, atualmente, atende os usuários (as) em um container e aproveitou para pedir uma qualificação melhor para todos os profissionais. “Até quando os usuários da [unidade] União das Vilas irão sofrer com esse problema de local? Isso é um absurdo”, disse. “A gestão deve potencializar os profissionais da atenção básica para que possam realizar um trabalho mais estruturado dentro das unidades de saúde”, finaliza.
          Em resposta, Lara reconhece o problema da unidade e informou que a secretaria “está com o novo local para União das Vilas e que logo estarão fazendo a mudança do container para um local mais apropriado”.
          A criação de um centro de fisioterapia, uma cartilha informando todos os serviços e equipamentos da rede e a falta de abastecimento de medicamentos foram alguns dos outros pontos citados pelos usuários (as).
        Ao final, as plenárias elegeram 12 pré-candidatos (as) pelo segmento Usuário e 10 pré-candidatos (as) pelo segmento Trabalhador.

Pré-delegados (as) eleitos (as) do segmento Usuário da Micro 3.1
Pré-delegados (as) eleitos (as) do segmento Trabalhador da Micro 3.1
Pré-delegados (as) eleitos (as) do segmento Usuário da Micro 3.2
Pré-delegados (as) eleitos (as) do segmento Trabalhador da Micro 3.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário