Páginas

terça-feira, 20 de junho de 2017

13a Conferência: Saúde local é debatida por moradores da Microrregional 8.1

          Aconteceu, no último sábado, 17, mais uma plenária Microrregional da 13a Conferência Municipal de Saúde do Recife. Recebendo usuários (as), trabalhadores (as) e gestores (as), o Distrito Sanitário VIII iniciou sua fase de discussões sobre a saúde local e escuta da população para identificar problemas e criar propostas que ajudem a saná-los.
          Tendo a mesa de abertura composta por representantes dos Conselhos de Saúde (Municipal e Distrital) e representantes da gestão, a plenária pode acompanhar algumas apresentações que evidenciavam o papel estruturante do Controle Social como também apresentações do panorama situacional do território dentro da rede de saúde. 
A conselheira Cláudia Martins também realizou uma apresentação falando como se
organizam os Conselhos de Saúde e quais são suas principais funções
           A conselheira Cláudia Martins, representante do CMS-Recife na mesa de abertura, falou da importância desse momento. "Este é um processo transparente e democrático, onde a participação da população local é fundamental para a formulação de propostas e discussão dos problemas enfrentados nas unidades de saúde", disse. 
A gerente do Distrito Sanitário VIII, Mônica Gueiros, apresentou a rede de saúde do território,
com ênfase na Microrregional 8.1
       Para a gerente do Distrito Sanitário VIII, Mônica Gueiros, esse é um importante momento para se lutar pelo SUS. "Para que o SUS não se desconstrua e morra precisamos fazer acontecer e por isso temos que discutir saúde em todos os níveis", disse. 
         A plenária também participou do debate, onde elencou dificuldades encontradas ao longo desses último anos. "Estamos desacreditados e a não realização de algumas propostas das últimas conferências fragiliza o movimento. A construção da UPAE está ai para criar esperança no povo, porque nunca saiu do papel desde 2013", disse Lucas Estevam, usuário da localidade. Mônica informou que as obras da UPAE e da Upinha Rio da Prata devem ser retomadas o mais breve possível.
         Algumas propostas foram levantas por alguns usuários, a exemplo da construção de uma CAPS AD e um CAPS Infantil.
        A plenária aconteceu na Escola Municipal Simões Barbosa, no bairro do Ibura de Baixo e elegeu 10 pré-delegados (as) pelo segmento Usuário e 05 pré-delegados (as) pelo segmento Trabalhador.
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Usuário
Pré-delegados (as) eleitos (as) pelo segmento Trabalhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário