Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2018

I Dia de Cuidados com a PICs no CMS-Recife



A melhor forma de promover o incentivo do uso das medicinas tradicionais e alternativas no cotidiano da população é incorporando ao Sistema Único de Saúde (SUS), tais recursos que contribuem cada vez mais, para uma medicina humanizada. As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) , como são popularmente chamadas, são reconhecidas e valorizadas, justamente por incorporarem ao cotidiano do SUS, “ramos da medicina alternativa”.

Pensando nisso, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, através da Comissão Temporária de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), promoveu na última sexta-feira (13), o I Dia de Cuidados com a PICs no CMS-Recife.

A atual coordenadora da Comissão Temporária da PICs ressaltou a importância da socialização do trabalho e da sua inclusão, como uma proposta inovadora para agregar valores às terapias convencionais.

“Recife vem assertivamente construindo e avançando no que se refere às Práticas Integrativas e Complementares. É muito positiva a participação de todos, inclusive da Rede, dos CIS, e saber que temos parceiros, como o Espaço Família, por exemplo, para podermos ampliar o debate dentro do próprio Conselho de Saúde”, ressaltou Iris.


O Evento que aconteceu durante todo o dia, na sede do CMS-Recife, contou com uma programação composta por diversas promoções, entre elas: as que se estendem as necessidades com ênfase na Atenção Básica; Cuidados Continuados; Cuidados Indígenas; Atividades de Corporificação de Consciência; Entendimentos sobre Acupuntura Japonesa, Biodança e Roda de Diálogo sobre Terapia Floral.


A Mesa de abertura contou com a participação do Coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, a vice-coordenadora, Sônia Pinto, a conselheira e membro da Comissão PICs do CMS-Recife, Marise Matwiszyn, do coordenador da Política Municipal das PICs, Ellcio Ricardo, além da Coordenadora da Comissão PICs, Íris Maria.


Em um fala emocionada, Sônia Pinto, se mostrou muito feliz e privilegiada em fazer parte desse momento tão especial e esperado por todos que fazem o SUS.

“Participar deste dia é muito importante, essa ideia vem da 13ª Conferência, é muito bom está acontecendo e sendo colocada em prática neste momento, é uma ideia de descentralizar esse dia entre os Distritos”, disse a vice-coordenadora do CMS.

O encontro contou com salas distribuídas para serem realizados todos os atendimentos individuais e os integrados, levando bem-estar e interação para todos os participantes das atividades que foram propostas na programação, tais como, a Terapia Individual Reiki, Atendimentos com Aurículoterapia e Terapia Comunitária Integrativa (TCI).


A Médica e Terapeuta Comunitária, Marluce Tavares, citou a importância da TCI para a Atenção Básica e para o SUS. “A terapia comunitária é um espaço de fala e escuta para a população, ela é necessária para que essa interação dê certa e que tudo funcione da melhor maneira, é uma das melhores formas de purificar a mente”, falou Marluce.


Durante o encontro, foi realizada a apresentação das Práticas Complementares com Ervas Medicinais dentro dos terreiros, com a conselheira, Leonilde Cunha que representa a Entidade Templo de Umbanda Mestre Cibamba e ainda, a exposição de Artesanato e Plantas da Tribo Fulni-ô de Águas Belas, onde contamos também com a participação de Ridivânio Procópio da Silva, mais conhecido como Juruna, do Povo Xukuru do Ororubá, que trouxe para o I Dia de Cuidados da PICs, medicamentos fitoterápicos feitos com aroeira, alcachofra e hortelã. A exposição com as peças artesanais e plantas, e a apresentação com cuidados indígenas se estendeu até o final do evento.

O evento contou também com a palestra sobre Acupuntura Japonesa e seus benefícios com a Especialista Nathália Matsushita, ela falou um pouco sobre as pautas que são implantadas nas áreas da saúde e da importância delas para o Controle Social. “Para mim foi uma alegria ver que o SUS e a Organização Mundial estão trazendo esse conhecimento, para que a gente tenha realmente um país pleno de saúde e qualidade de vida”, disse Nathália.

A programação foi encerrada com a palestra da Professora Lorena sobre biodança e com a breve apresentação de dança circular. O I Dia de Cuidados da PICs tem o intuito de descentralizar o evento a todos os Distritos Sanitários (DS) do Munícipio de Recife.


Lembrando ainda que dia 02 de agosto, na 322ª Reunião Ordinária, será feita a apresentação da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares, na sede do CMS-Recife, às 14h. É aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário