Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Plano de enfrentamento à Sífilis e Tuberculose é debatido no CMS


       Aconteceu, na última quinta-feira, 25/10, na sede do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, a 325a Reunião Ordinária. Sendo uma reunião ampliada, a plenária trouxe como pauta as discussões da Política de Controle da Tuberculose do Recife, do Plano de Enfrentamento a Sífilis do Recife e a aprovação do Termo de Referência (TR) para realização da 14a Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16a Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8).
         No período da manhã, a conselheira Janaína Brandão, membro integrante do Grupo de Trabalho (GT) que discute a organização da conferência, foi a responsável pela apresentação do TR que traz os itens para prestação de serviços de planejamento operacional, produção, execução, organização, fornecimento de infraestrutura e apoio logístico. “[A conferência] vem com uma proposta nova, uma vez que acabamos de realizar uma conferência em 2017 e precisamos atender ao chamado da Conferência Nacional de Saúde”, relata. “Essa conferência tem uma característica de mobilização trazendo as discussões para a importância do SUS e para dizer que não demos abrir mão dele”, reforça. Sobre o novo modelo, Janaína falou que o GT elabora uma proposta de uma conferência mais enxuta. “Por causa do tempo, a gente definiu que a conferência terá um público específico, contemplando os conselhos de saúde e as entidades da sociedade civil e de trabalhadores do território do Recife”, afirma.
         Após ampla discussão sobre alguns itens do TR e também sobre a nova proposta de metodologia da Conferência, o plenário do CMS deliberou que o documento retorne para o GT, onde passará por alguns ajustes e, fica marcado seu retorno para uma Reunião Extraordinária programada para o início do mês de novembro, onde serão debatidos as questões referentes a realização da referida conferência.
        A apresentação e aprovação do Projeto Farmácia Viva, prevista para acontecer durante a reunião, foi reprogramada para a Reunião Extraordinária de novembro com o intuito de preservar o amplo debate acerca do projeto, uma vez que o material chegou fora do prazo regimental para acesso dos(as) conselheiros(as).
        Findado os trabalhos da manhã, o colegiado retornou as suas atividades para iniciar os debates acerca do Plano de Enfrentamento à sífilis e da Política de Controle da Tuberculose do Recife que foram apresentadas, respectivamente, pelos gestores Alberto Enildo e Bruno Feitosa e Márcia Marcondes e Silvana Lira. Nas apresentações, os gestores mostraram percentuais, ações estratégicas, realizadas e em andamento, questões orçamentárias e demais atividades que visam realizar até o final do ano.
        A situação epidemiológica da sífilis no Recife, mostra que o registro, entre os anos de 2010 e 2018 (levando em consideração até o mês de outubro), de sífilis adquirida na capital pernambucana passa de seis mil casos, enquanto, no período de 2007 e 2018, são registrados 2.107 casos de sífilis em gestantes e 4.480 casos de sífilis congênitas.
Bruno Feitosa
       Segundo Bruno, o enfrentamento a sífilis é feito através de uma articulação com as diferentes áreas da Secretaria de Saúde tendo como objetivo promover o trabalho articulado e integrado entre as diferentes Diretorias-Executivas. “Trabalhamos com ações para reverter resultados dos indicadores viáveis, monitoramento esses resultados, fazendo diagnósticos para identificação dos pontos críticos, sempre articulado com área técnica da sesau, realizando reuniões com atores estratégicos da secretaria”, explica.
      Nesse sentido, Recife incorporou mais um mecanismo com foco na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para a população, sobretudo os jovens. Trata-se do aplicativo (app) ‘Aqui tem camisinha’, um app com o objetivo de informar a população quais os locais que fazem testagem rápida, além de trazer informações de como usar a caminha, sobre as IST, onde fazer o tratamento e outras informações. O app está disponível para baixar no app store (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.camisinha). 
A coordenadora de TB no Recife, Silvana Lira mostrou estatísticas e ações desenvolvidas pela Sesau 
      Em continuidade aos temas debatidos, os(as) conselheiros(as) também acompanharam as questões relacionadas a tuberculose (TB), onde, na apresentação, as representantes da Política de Controle da Tuberculose no Recife mostraram as ações, o perfil dos afetados e participação do Controle Social na implementação de ações de controle, prevenção e tratamento, além de exemplificar os três principais pontos do Plano Nacional pelo fim da Tuberculose - Prevenção e cuidados integrados  na pessoa com tuberculose; Políticas arrojadas e sistemas de apoio; e Intensificação de pesquisas e inovação.
        Convidado para fazer o contra-ponto, o conselheiro Jair Brandão, representantes da ONG GESTOS Soropositividade, Comunicação e Gênero, reconheceu algumas conquistas e defendeu a prioridade de ações e recursos financeiros na agenda da saúde do município, assim como o envolvimento das instâncias de controle social no monitoramento destas políticas. Para Jair, a população tem um papel fundamental no enfrentamento à doença e deve está inserida nos mais diversos espaços de diálogo relacionados na elaboração de estratégias que possam combater a TB. “A importância da participação integral da sociedade civil na construção das ações de enfrentamento, principalmente as organizações de base comunitárias; visibilizando as lacunas e desafios existentes nas políticas”, enfatiza.
       Ainda na reunião, o colegiado aprovou as Atas das Reuniões Extraordinárias 209 e 210.

Nenhum comentário:

Postar um comentário