Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

326ª Reunião Ordinária tem como tema SISPACTO 2018 e Política de Segurança Alimentar e Nutricional


      Durante a  326ª Reunião Ordinária realizada na tarde da quinta-feira (29/11), o colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, estive reunido para discutir temas como a aprovação do SISPACTO 2018, que tem como objetivo reforçar a responsabilidade do gestor em relação a necessidade da saúde para cada território e a apresentação da Política sobre Segurança Alimentar e Nutricional, que trouxe como ponto de pauta a importância do acesso a alimentação saudável em todas as áreas. 
326ª Reunião Ordinária do CMS-Recife
     A Gerente de Planejamento e Informações Estratégicas da Secretaria de Saúde (SESAU) do Recife e também Conselheira, Kamila Matos, abriu a apresentação do SISPACTO destacando a importância dos indicadores que representam as prioridades na saúde de cada lugar na formação das metas anuais. "São um conjunto de 22 indicadores, onde neles são abordados temas importantes como, taxa de mortalidade prematura,  saúde da mulher, saúde da criança, temas relacionados a vigilância, números de casos novos de AIDS em menores de 5 anos, entre outros." disse Kamila.
      Ao longo da apresentação, Kamila destacou a importância da ampliação das equipes responsáveis pela Atenção Básica e o acompanhamento às crianças que recebem bolsa família, "A gente vem enfrentando alguns desafios em alguns campos, mas temos metas concluídas, indicadores que já alcançamos mais de 50% de conclusão e estamos desempenhando melhorias para entender e traçar estratégias para cada ciclo." afirmou Kamila. Após a breve apresentação e debate entre o colegiado, o SISPACTO 2018 foi aprovado por unanimidade.
     Ainda na Reunião, a Gerente de Atenção Básica da SESAU do Recife, Ana Sophia, fez a apresentação da Política sobre Segurança Alimentar e Nutricional que trouxe para o debate informações importantes na construção da alimentação saudável para todos os indivíduos. "Temos que ter a consciência que nós temos uma gama de programas e ações que são de extrema importância. Que a segurança alimentar e nutricional não se limita a suplementação e sim, a alimentação de uma população que está se encaminhando a obesidade, ao sobrepeso." destacou Sophia.
     Como contraponto para o debate, o Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) do Recife, Ednaiptan de Souza Filho e a Nutricionista do Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família (NASF), Carla Santos, trouxeram para o debate, pontos que irão auxiliar na construção de protocolos em Recife, para atender a demanda da população em relação as dúvidas existentes sobre alimentação e sobretudo, alimentação especial.
     "Precisamos pensar na população em geral e nas outras crianças que tem condições e doenças específicas. Pensar nas pessoas que dependem exclusivamente das fórmulas especiais, em diversos casos, como diabéticos descompensados, nefropatas, isso é, que tem problemas renais, sequelados de AVC - Acidente Vascular Cerebral, entre outros." enfatizou Carla.
     Durante o encontro, foi realizado também a renovação da Comissão Temporária de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do CMS-Recife, a composição dos Comitês Eleitorais dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) VI, VII e VIII e para Conselhos de Unidade dos Distritos I e II, além da retirada de uma representação para compor o Comitê Municipal de Investigação da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário