Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Plenário aprova Regimento Interno para Conferência de Saúde para Consulta Pública

          Sendo a última reunião do ano, a 327ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife aconteceu na manhã da quinta-feira (20) em um clima de confraternização e aprendizados, onde foram avaliadas as ações realizadas em 2018 com a perspectiva das ações a serem realizadas em 2019.
      "Quero agradecer a todos que compõem o CMS-Recife e quero também registrar que esse foi um ano de mudanças para nós que fazemos o Controle Social no Recife. Foi um ano de desafios e que serviu para nos reorganizarmos e nos fortalecermos mutualmente frente obstáculos que vivenciamos e que, muito provavelmente, vamos continuar enfrentando no ano que vem", disse o coordenador do CMS, Cristiano Nascimento. "Precisamos nos manter coesos e unidos com propósito de defender o nosso Sistema Único de Saúde, pois ele é o nosso norte e é o nosso papel mais fundamental lutar pelo SUS pela democracia, pleo Controle Social e pela Participação Social", conclui fazendo um apelo ao colegiado e presentes para que não desanimem e que permaneçam em unidade.
        Continuando a reunião, o colegiado acompanhou a leitura do Regimento Interno da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Convidada para apresentar o documento que foi produzido pela Comissão Organizadora da 14ª Conferência, a conselheira Kamila Matos fez a leitura do documento que tem como finalidade definir as diretrizes de funcionamento para organização dos trabalhos da 14ª Conferência Municipal de Saúde. Após a leitura, os(as) conselheiros(as) fizeram destaques no documento que, ao final, foi aprovado e ficará disponível para consulta pública no período de um mês.
      Ainda na reunião, o colegiado acompanhou a apresentação da proposta de ajuste na Tabela SUS dos procedimentos para diagnóstico precoce do câncer de mama feita pela representante da Regulação Recife, Cássia Gabrielly.
       Outro ponto dentro da pauta 327ª Reunião Ordinária foram as apresentações das ações das Comissões Permanentes do Conselho feitas pelos(as) respectivos(as) coordenadores(as). Nesse momento, todo o colegiado pode acompanhar quais ações foram alcanças, quais ficaram abaixo da média e quais serão os desafios para o próximo ano, além de acompanhar o balaço geral da Secretaria Executiva do CMS.
A conselheira Lorena Raia apresentou o relatório da Comissão de Articulação
O conselheiro Euclides Monteiro apresentou o relatório da CIST
O conselheiro Esdras Morais apresentou o relatório da Comissão de Comunicação
A conselheira Sônia Pinto apresentou o relatório da Comissão de Educação Permanente
A conselheira Janaína Brand apresentou o relatório da Comissão Ética
A conselheira Vera Lúcia apresentou o relatório da Comissão de Fiscalização
A conselheira Fábia Andrade apresentou o relatório da Comissão de Planejamento e Orçamento 
A conselheira Adrielly Araújo apresentou, de forma sucinta, as ações da Comissão Temporária das PICs
O secretário-Executivo do CMS-Recife, Romildo Cândido, apresentou o balanço anual das atividades do Conselho
O assessor de Comunicação e Imprensa do CMS-Recife, Carlos Diego Lins, mostrou os dados referentes as peças comunicacionais do Conselho (Blog e Facebook)
      Numa fala emocionada, a vice-coordenadora do CMS-Recife, Sônia Pinto, fez um agradecimento especial a todos que fazem parte do CMS. "Aqui, a gente está colaborando um com o outro e isso para quem faz o Controle Social é muito importante. Temos que manter esse sentimento de colaboração todo instante", disse.
        Por fim, o colegiado ainda discutiu questões administrativas, a exemplo da formação das Comissões Eleitorais do Conselhos Distritais de Saúde (CDS) IV e VIII, para eleições dos Conselhos de Unidade e do colegiado Distrital, respectivamente, e aprovaram o recesso de final de ano, que será entre os dias 24/12 a 04/01, tendo o retorno da atividades administrativas no dia 07 de janeiro e as atividades dos conselheiros no dia 14 de janeiro com a realização da primeira reunião da Comissão Executiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário