Páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Delegados elaboram propostas para etapa macrorregional da 9ª CES


      Ao longo dos dias 28 e 29 de março, delegados(as) e observadores da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) puderam elencar propostas que servirão de subsídio aos delegados(as) que avançaram para a etapa macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde (CES) de Pernambuco. Divididos em oito grupos, os participantes tinham a missão de discutir e priorizar suas propostas que contemplassem os âmbitos Regional, Estadual e Nacional.
     Cada grupo de discussão abordou um eixo temático da conferência. Fortalecimento da Atenção Primária; Média e Alta Complexidade; Investimentos em Saúde; Vigilância em Saúde; Controle Social; Assistência Farmacêutica; Financiamento do SUS; e Gestão Estratégica e Participativa na Saúde.
    Uma novidade no funcionamento dos grupos de trabalho foi a inserção das mesas temáticas que abordaram o tema proposto em cada grupo. “A proposta foi trazer pessoas que ajudassem os delegados na identificação do tema escolhido por eles. A mesa seria responsável por trazer o assunto de forma mais explicada, onde os delegados pudessem fazer propostas que fosse compreendidas por todos”, disse a conselheira membro da Comissão Organizadora, Edineide Ferreira. Cada mesa temática contou com a participação de convidados que possuem uma expertise em cada eixo.
       “Participei do grupo sobre financiamento do SUS e fiquei muito surpreso com o que foi apresentado pelas professoras convidadas”, conta o delegado e conselheiro da Unidade Joaquim da Costa Carvalho, Estenildo José dos Santos. “Mas, mesmo assim, conseguimos construir as propostas para os níveis correspondentes”, finaliza.
    A conselheira do Conselho de Unidade da UBT Fernandes Figueira, Marileide Cavalcanti, ressaltou a importância dos segmentos trabalharem em conjunto. “Houve um bom entrosamento da gestão com os usuários e trabalhadores. Em muitas discussões, a gestão apoiou as propostas que a gente queria. Estávamos alinhados porque lutamos todos em prol do SUS. Temos que dar as mãos para que o SUS não acabe”, disse a delegada que participou do grupo de Média e Alta Complexidade.
        Na avaliação do coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, a participação social na conferência foi bastante positiva. “Vimos debates de nível bastante alto nos grupos temáticos e isso refletiu na aprovação de propostas de muita qualidade na plenária final. Além disso, vamos mandar um grupo muito qualificado para a etapa macrorregional da Conferência Estadual”, disse.
      Findado os trabalhos em grupo, as propostas aprovadas serão compiladas num documento que subsidiará os(as) delegados(as) eleitos(as) para etapa macrorregional da 9ª CES.

Grupo 1: Fortalecimento da Atenção Primária
Coordenadora: Fábia Andrade (CMS)
Expositor: Paulo Dantas (COSEMS/PE)
Debatedora: Ana Sofia Costa (Sesau/Recife)

Grupo 2: Desenvolvimento e aperfeiçoamento com acesso regionalizado às ações de Média e Alta Complexidade
Coordenadora: Ana Karla (CMS)
Expositor: Giliate Coelho (SES/PE)
Debatedora: Mônica Vasconcelos (Sesau/Recife)

Grupo 3: Fortalecimento da Política de Assistência Farmacêutica
Coordenadora: Marise Matwiszyn (CMS)
Expositor: Mário Moreira (SES/PE)
Debatedor: João Maurício (Sesau/Recife)

Grupo 4: Desenvolvimento das ações estratégicas de Vigilância em Saúde
Coordenadora: Íris Maria (CMS)
Expositor: George Dimech (SES/PE)
Debatedora: Joanna Freire (Sesau/Recife)

Grupo 5: Qualificação e inovação dos Processos de Governança e Gestão Estratégica e Participativa na Saúde
Coordenador: Euclides Monteiro (CMS)
Expositor: Domício Sá (FioCruz)

Grupo 6: Ampliação dos Investimentos em Saúde
Coordenadora: Sônia Pinto (CMS)
Expositora: Islândia Souza (FioCruz)
Debatedora: Alessandra Debone (Sesau/Recife)

Grupo 7: Fortalecimento do Controle Social
Coordenadora: Priscila Albuquerque (CMS)
Expositor: Jair Brandão (CNS)
Debatedor: Rosely Arantes (CES/PE)

Grupo 8: Financiamento do SUS
Coordenador: Cristiano Nascimento (CMS)
Expositor: Adriana Falângola (UFPE)
Debatedora: Sydia Oliveira (FioCruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário