Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Distrito III realiza Plenária Ampliada com grande participação

 

Em uma noite memorável para o Distrito Sanitário III, que lotou a Escola Silva Jardim para realização da Plenária Ampliada da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, nunca se viu uma participação tão expressiva desde a divisão do território do Distrito em 2015. A participação de cerca de 230 participantes, entre moradores e trabalhadores, mostra o quanto o DS está comprometido em lutar por melhorias na saúde, não somente no município, mas também a nível estadual.

Compondo a mesa de abertura, a coordenadora do Conselho Distrital de Saúde (CDS) III, Jacqueline Barros, trouxe um resgate histórico sobre a importância da participação popular. “A participação da população na construção do SUS e a importância de estarmos presentes na Plenária só reforça a conquista que tivemos com a Lei 8.142/90, que garante a participação da população pelos Conselhos de Saúde “, ressalta. “Vamos ter a oportunidade de formar os nossos Conselhos de Unidade para fortalecer ainda mais a participação na construção de uma saúde de qualidade, em especial na nossa cidade”, finaliza.

A gerente do DS III, Lara Hazin, ficou empolgada com a participação dos usuários e trabalhadores. “Tivemos uma Plenária representativa, propositiva e de muito valor para a construção de uma Rede mais forte, humanizada e equânime”, comenta. “De forma democrática e à três mãos (gestão, trabalhadores e usuários) exercemos o Controle Social com a certeza que chegaremos à 16ª CMS fortalecidos e engrandecendo cada vez mais o nosso SUS, finaliza.

Ainda na mesa de abertura, a secretária-Executiva de Atenção Básica, Juliana Martins, falou um pouco da realização das plenárias ampliadas. “[As plenárias ampliadas] são um importante momento de escuta e consolidação do controle social. Juntos, usuários, trabalhadores e gestores têm a oportunidade de refletir e debater sobre o futuro do SUS que queremos e defendemos com inclusão, dignidade e atendimento de qualidade para a nossa população”, disse.

Jacqueline Barros, Lara Hazin, Juliana Martins e Oscar Correia

O coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, lembrou a todos e todas que, nesse momento, as propostas devem ser pensadas para o Estado. "Vocês devem criar propostas que contemplem a região metropolitana, pois agora é hora de fazer propostas para o Estado", relembrou.

Houve também uma apresentação sobre a construção da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, onde a conselheira e membra da Comissão Organizadora, Juliana Borges, trouxe toda uma linha cronológica para que os(as) participantes entendessem como são realizadas as conferências e o modelo da 16ª Conferência.

Ao final, foram eleitos(as) 16 usuários(as) e 08 trabalhadores(as).


Trabalhadores(as) eleitos(as)
Usuários(as) eleitos(as)

Nenhum comentário:

Postar um comentário