Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

COMUNICADO

Resposta ao vídeo produzido pelo SINFITO/PE 

     Durante solenidade de posse dos novos/as conselheiros/as do CMS-Recife, realizada na tarde de ontem, quinta-feira, 28, alguns representantes do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado de Pernambuco (SINFITO-PE) vieram com a intenção de realizar uma manifestação para pressionar a gestão a convocar os aprovados daquela categoria no concurso de 2012. Porém, o CMS-Recife entendeu que a solenidade de posse não era o momento mais oportuno para tal manifestação, pois tratava de um ato simbólico e de boas vindas ao novo colegiado.

     Diante disso, foi conversado com os representantes do movimento e foi dito que seriam todos bem vindos na solenidade, mas que as faixas deveriam ser usadas na frente do conselho. Em momento algum o CMS-Recife impediu a entrada dos presentes.

     Hoje, pela manhã, fomos surpreendidos com um vídeo, postado no facebook do SINFITO-PE, onde, a Diretora de Finanças e Patrimônio do SINFITO/PE, Dra. Amanda Belo, porta voz do grupo, disse que o CMS-Recife vetou o direito democrático da manifestação e que agimos de forma truculenta.

     O CMS-Recife reitera que, em momento algum, os manifestantes foram impedidos de entrar nas dependências do Conselho. Pelo contrário, a coordenação do CMS-Recife, inclusive, procurou os seus representantes para explicar sobre a importância da solenidade para os novos conselheiros e conselheiras e que não seria de bom tom realizar aquela manifestação nesse momento de acolhimento do novo colegiado. Porém, não houve compreensão.

     Sempre abrimos nossas portas e nos colocamos a disposição de toda a sociedade para dialogar sobre os problemas existentes na rede e no SUS como um todo. Prova disso está na criação do Grupo de Trabalho (GT) do Concurso de 2012, onde seus membros se debruçaram em documentos e fizeram uma análise minuciosa das nomeações do referido concurso. Foram mais de cinco reuniões do GT e três reuniões plenárias sobre esse assunto, culminado com a aprovação do relatório que traz, entre outras coisas, recomendações a gestão sobre as nomeações dos aprovados.

    Ressaltamos que o GT sempre foi aberto para todas as categorias, mas que, embora participassem, em sua grande maioria, os ACS e profissionais do NASF, outros profissionais participaram das reuniões, a exemplo dos sanitaristas e cirurgiões dentistas.

Aproveitamos também para informar que parte desse assunto será discutido em mesas de negociação, uma vez que o CMS-Recife já cumpriu com o seu papel, atendendo com todas as solicitações do GT do Concurso de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário