Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Conselheiros e Conselheiras de Saúde do Recife são empossados

     Aconteceu na última quinta-feira (28), a cerimônia de posse dos conselheiros e conselheiras municipais de saúde do Recife da gestão 2016-2018. O evento contou com a participação do secretário da pasta, Dr. Jaílson Correia, do coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Oscar Correia, do representante da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Humberto Antunes, do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco, o conselheiro Julio César, da secretaria de Governo e Participação Social, Maurílio Muniz, e das conselheiras Juliana Cesar, Joanna Freire e Rosângela Albuquerque. Ao todo, tomaram posse 48 conselheiros e conselheiras, entre titulares e suplentes.
      O evento simbólico e de boas vindas aconteceu na sede do CMS-Recife e contou com a participação de representantes dos Conselhos Distritais, de sindicatos, de secretarias da Prefeitura do Recife, de gestores da Secretaria de Saúde do Recife e da sociedade.
Dr. Jaílson Correia falou da honraria que é participar do Conselho Municipal de Saúde
     Sendo conselheiro nato na composição do CMS-Recife, Dr. Jailson Correia falou como é fazer parte do conselho. “É uma honra está no conselho para mais uma jornada que se inicia hoje”, disse. “Que o novo colegiado tenha um debate crítico, construtivo e que nos faz engrandecer e crescer ainda mais”, finaliza. 
     Num momento saudosista, o coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, lembrou um pouco da atuação do colegiado 2014-2016. “Desde que assumimos em 2014, o nosso colegiado sempre foi pautado na ética e no cuidado em fazer um Controle Social com um olhar mais humano, um olhar mais integrado”, disse. Oscar também relembrou as conquistas do Conselho nesses dois anos e deixou um pedido ao novo colegiado. "Aos novos conselheiros e conselheiras, quero registrar que este conselho espera que deem continuidade as ações que foram programadas para este ano. Esperamos que o novo colegiado continue promovendo, sistematicamente, o fortalecimento dos Conselhos Distritais e de Unidade", concluiu.
O coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia, relembrou as ações que
o colegiado 2014-2016 realizou ao longo do seu biênio
    Segundo o Diretor geral de planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Humberto Antunes, fazer parte de um conselho de saúde é um motivo de grandeza. "Os conselhos e as conferências de saúde são um segmento que garantem a democratização de todos os serviços, das ofertas e das conquistas", lembrou. Para o representante da Secretaria de Governo e Participação Popular, Maurílio Muniz, o novo colegiado "começa a construir uma nova caminhada, onde se renova a busca por solucionar os problemas, pois o controle social é fundamental para isso".
     O conselheiro estadual de Saúde, Júlio César, reconheceu a importância do CMS-Recife para o Estado de Pernambuco. "Recife é um dos conselhos de referência dentro do Estado e dizemos isso com propriedade, pois o Conselho Municipal de Saúde do Recife tem desempenhado um grande trabalho dentro da cidade e tem dado uma contribuição maravilhosa", disse.
Cerimônia de Posse do novo colegiado 2016-2018 foi uma ato de boas vindas
    A conselheira Joanna Freire - representando o segmento gestor -, agradeceu ao colegiado que se despede pela "participação coerente, pela transparência e pelo respeito em todas as discussões". Já a conselheira Rosângela Albuquerque - representando o segmento trabalhador - frisou que o conselho é um lugar de aprendizagem e ressaltou que o novo colegiado deve se manter unido na luta por um SUS melhor.
     A conselheira Juliana Cesar - representando o segmento Usuário -, fez um discurso baseado na atual conjuntura da saúde onde há a possibilidade de um corte no orçamento na casa dos bilhões. "O conselho de saúde tem uma responsabilidade muito grande pela frente. A gente deve pensar como é fazer um controle social que permita utilizar os recursos e dirigi-los as necessidades mais prementes para garantir a melhor saúde para a nossa população", ponderou. 
     No ato, os conselheiros José Cleto, José Ribeiro e Paulo Roberto assinaram o livro de posse em nome de todos os conselheiros municipais de saúde. Ainda foram entregues placas comemorativas homenageando o colegiado 2014-2016 pelos serviços prestados nos anos de atuação.
O conselheiro José Cleto recebe placa comemorativa em nome do segmento Usuário
O conselheiro José Ribeiro recebe, das mãos do Dr. Humberto Antunes,
placa comemorativa pelo segmento Trabalhador
Pelo semento Gestor, o conselheiro Paulo Roberto recebe placa comemorativa
do coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia
      Os/as novos/as conselheiros/as cumprirão mandato de dois anos e representam as classes dos usuários (50%), dos trabalhadores da saúde (25%) e dos prestadores de serviço e gestores de saúde (25%). Os/as conselheiros/as municipais são responsáveis por acompanhar as políticas em toda a cidade.
Colegiados 2014-2016 e 2016-2018



*Fotos: Antônio Tenório (PCR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário