Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2018

CMS realiza I Fórum Aberto de Conselhos de Saúde

       O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, juntamente com o Conselho Distrital de Saúde do Distrito Sanitário II, realizou o I Fórum Aberto de Conselhos de Saúde nas Comunidades do Recife. O evento aconteceu na última sexta-feira, 24, no Largo da Encruzilhada, no bairro de mesmo nome.
      Para quem acompanha as postagens do CMS-Recife através do blog e da fanpage do Conselho, certamente deve lembrar que o Fórum tem como objetivo levar o Controle Social para a rua e mostrar a população que ela também pode, e deve, estar inserida nesses espaços de diálogo e pactuação para melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital pernambucana.
      Presente na abertura, a vice-coordenadora do CMS-Recife, Sônia Pinto, falou da sua felicidade em dar vida a um projeto que vem sendo pensado há alguns anos. “A ansiedade em trazer o conhecimento do que é Controle Social para vocês é muito grande. Dentro dos conselhos a gente faz reivindicações para melhoria da saúde da população e precisamos estar nesses espaços”, ressaltou.
         O Fórum Aberto de Conselhos de Saúde nas Comunidades do Recife é uma forma que o CMS-Recife encontrou de se aproximar dos usuários(as) e criar laços, onde o CMS escutou as demandas existes, tirou dúvidas e mostrou o quão importante é a participação da sociedade nos debates que acontecem nos conselhos, sejam eles, Municipal, Distrital ou de Unidade.
       A conselheira e coordenadora da Comissão de Articulação do CMS-Recife, Lorena Raia, falou da aproximação do cidadão com os Conselhos de Unidade com o intuito de formar novos atores do Controle Social. “Aquele cidadão que usa a unidade de saúde dele, descobriu que a unidade tinha um Conselho, conheceu uma conselheira e estreitou os laços ali mesmo”, relata. “Outro [usuário] descobriu que estava indo em sua unidade de saúde no dia errado, outra [usuária] reclamou da ausência de um ACS em sua rua. E assim, orientados, aqueles cidadãos e cidadãs tem, agora, mais conhecimento e força para nos auxiliar no controle social”, finaliza avaliando que o fórum atendeu as expectativas e se tornou um marco para o Conselho.
      Também participaram do Fórum o coordenador do CMS-Recife, Cristiano Nascimento, e os conselheiros(as) Moises José, Rejane Toledo e Micheline Morais, além de conselheiros(as) distritais, de unidade, representantes da gestão e dos Conselhos Distritais de Saúde IV e V. Na ocasião, o grupo de percussão do Guilherme Abath fez uma apresentação cultural deixando o evento mais animado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário