Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

CMS-Repercute: Plataforma Rede Conselhos do SUS será lançada para integrar Controle Social na saúde


O Conselho Nacional de Saúde (CNS), junto ao Ministério da Transparência e à Controladoria Geral da União, lança na próxima quinta (09/08) a plataforma Rede Conselhos SUS, que deve aprimorar agendas, formações e pautas entre todos as instâncias do controle social na saúde. O lançamento vai acontecer junto à 308ª Reunião Ordinária do CNS, de 14h às 17h, em Brasília. O acesso é aberto ao público.
O controle social na saúde envolve conselhos municipais, estaduais, distrital e nacional. Ao todo, são mais de 100 mil conselheiros e conselheiras espalhados pelo país na luta por um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais plural, gratuito, acessível e de qualidade. Por isso a necessidade de integrar ainda mais o controle social no intuito de aprimorar a atuação das diversas lideranças sociais pelo Brasil. A plataforma é uma demanda antiga dos conselhos e será lançada após a realização de diversos seminários conjuntos por videoconferência desde 2017, abordando a temática do controle social e do controle interno da administração pública. 
A rede é uma das estratégias do Projeto Saúde em Ação, desenvolvido pela Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS, pelo Ministério da Transparência e pela CGU para fortalecer os conselhos estaduais, distrital e municipais no acompanhamento das ações e monitoramento dos recursos investidos na política de saúde, nas respectivas esferas de governo, além de estimular a aproximação entre o controle social e o controle interno. O objetivo é potencializar o processo de fiscalização dos recursos aplicados, monitorar e avaliar a implementação das ações planejadas. 
A atividade será transmitida em tempo real, para assistir acesse: http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal. Na ocasião, também será lançado o curso Participação e Controle Social, que ficará disponível online na plataforma para os inscritos.  A formação e a plataforma visam atender o que diz a Constituição de 1988 e Lei n° 8142/1990, que determina a participação da comunidade na gestão do SUS.



A formação
O curso acontecerá de agosto a dezembro de 2018, onde serão ofertadas mil vagas para a primeira turma destinada aos conselhos estaduais, distrital e municipais de saúde. A distribuição de vagas adota o mesmo critério utilizado para as Conferências de Saúde. Em breve, o CNS divulgará mais informações sobre a inscrição e a metodologia.

PROGRAMAÇÃO

14h: Abertura
·          Ronald Ferreira – Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS)
·          Fabiana Damásio – Diretora da Fiocruz Brasília
·          Wanderley Gomes da Silva – Coordenador da Comissão de Orçamento e Financiamento do CNS
·          Wagner de Campos Rosário – Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU)
·          Ministério da Saúde
·          Assembleia do Legislativo de Minas Gerais
·          Escola de Administração Fazendária – ESAF
·          Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais

14h30: Apresentação do Curso
·          Cláudia Taya – Secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção

14h40: Apresentação da Plataforma Rede Conselhos SUS
·          André Luiz de Oliveira / Coordenador-Adjunto da Comissão de Orçamento e Financiamento e integrante da Mesa Diretora do CNS

14h50: 6º Seminário “Controle Social na Saúde: Financiamento do SUS”

Ciclos Orçamentários
·          Prof. Francisco Rózsa Funcia – Consultor do Conselho Nacional de Saúde

O Controle na Administração Pública
·          Otávio Neves – Diretor de Transparência e Controle Social
·          Alexandre Gomide – Coordenador-Geral de Auditoria da Área de Saúde

16h: Debate

16h50: Encerramento


Mais informações
O quê: Lançamento da Rede Conselhos SUS e do curso Participação e Controle Social
Quando: 9 de agosto de 14h às 17h
Onde: Plenário do CNS, Ministério da Saúde, anexo B, 1º andar. Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF).
Contato: (61) 3315-2150 | 3315-3821



fonte: http://www.susconecta.org.br/?p=6276

Nenhum comentário:

Postar um comentário