Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Comissão de Orçamento se reúne com representantes Distritais


     Na tarde da última quarta-feira (12), estiveram reunidos na sede do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, os membros da Comissão de Orçamento, em conjunto com os representantes dos Conselhos Distritais (CDS) I, II, III, IV, V, VI e VIII, como uma forma de identificar as demandas dos CDS e dos Conselhos de Unidades. “Com essa reunião, conseguimos saber as necessidades e pontuarmos como iremos resolvê-las, os CDS têm necessidades também, essa é uma ótima iniciativa”, afirmou a conselheira e membro da Comissão de Orçamento do CMS, Liana Lisboa, se referindo as solicitações dos Conselhos e suas representatividades.

      Entre os pontos principais da pauta, o CMS deu ciência da contenção de gastos até dezembro deste ano, onde ficou pactuado que boa parte das demandas previstas para esse ano deverá ser remanejadas para 2019 por não ter dotação orçamentária disponível para efetivação das metas da PAS 2018 do Controle Social. Entre as contenções, estão: a confecção de crachás para os novos conselheiros Distritais, a aquisição de coletes para as novas equipes de Comissão de Fiscalização, além da capacitação para os conselheiros(as). Outro tópico de relevância e debate foi a recarga e reembolso da bilhetagem eletrônica para manutenção das atividades corriqueiras dos colegiados dos CDS, onde a Comissão de Orçamento do CMS apresentou um modelo de planilha que deve ser alimentado de forma que evidencie uma estimativa de gastos para o funcionamento das comissões de casa CDS.
    A secretária-Executiva do CDS IV, Fabiana Machado, ressaltou a necessidade de adaptação de cada Conselho Distrital e sua planilha orçamentária, levando em conta que todos os CDS funcionam de uma maneira diferente. “Temos que fazer sempre, ajustes de acordo com a necessidade de cada Conselho e conselheiro, para que possamos identificar onde podemos melhorar e pactuar da melhor maneira com todos”, disse.
      Acompanhando a fala de Fabiana, a Vice-coordenadora do CMS-Recife, Sônia Pinto, apontou a importância da atenção à planilha orçamentária de todos os Conselhos, “Quando tratamos de dinheiro público, não podemos tratar de qualquer forma, estamos falando de um orçamento, que precisamos ter o controle de tudo, para que funcione da maneira correta, estamos falando do nosso dinheiro também”, disse Sônia.
     Durante a reunião, foram destacadas as necessidades de aquisição de equipamentos para utilização administrativa de todos os CDS, bem como nos Conselhos de Unidade, e a construção de sedes próprias para todos os CDS. A representante da SESAU, Fátima Silva afirmou que levará todos os tópicos em destaque para conhecimento da gestão, a fim de trazer devolutivas a todas as questões.
      Como encaminhamento, ficou acordado que a Comissão de Orçamento do CMS irá enviar a planilha orçamentária para que todos os CDS possam realizar sua estimativa de gastos para 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário