Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2019

Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero

      Durante a realização da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife homenageou e reconheceu o papel do ONG Gestos como defensora dos direitos humanos das pessoas soropositivas para o HIV e para as populações vulneráveis às DSTs, contribuindo para o fortalecendo o Controle Social e Saúde da população em Recife.
      Para conhecer mais sobre essa entidade, confere o perfil abaixo. Boa leitura.

     Fortalecer os direitos humanos, sociais, econômicos, culturais e ambientais são alguns dos objetivos principais da organização filantrópica Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero. Fundada em meados da década de 90 pelos Sociólogos, Acioli Neto e Mércia Andrade, pela Jornalista Alessandra Nilo e pela Assistente Social, Silvia Dantas, a Gestos surge em um cenário político onde a saúde populacional enfrentava dilemas e lutas na sociedade contemporânea e com pré-conceitos já arraigados. 
      Falar sobre sexualidade é falar antes de tudo sobre aquilo que somos capazes de sentir e expressar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), "a sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é a necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida". A Gestos enfatiza a necessidade dos jovens de se auto conhecerem e auto compreender os efeitos da sexualidade prematura sem conhecimento prévio.
      Devemos construir a compreensão de que tudo que sentimos e vivemos acontece no nosso corpo, portanto, não é possível separar a sexualidade do corpo ou pensar no corpo sem considerar a sexualidade, além de desconstruir o papel da experiência sexual no contexto informativo e sociocultural associando o risco de transmissão do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.
      Localizada na Rua dos Medicis, número 68, no bairro da Boa Vista, centro da cidade do Recife, a Casa Gestos possui uma vasta dimensão de cores, flores e aromas, que vai do verde da grama a cor lilás que agrega valor ao propósito da instituição, que é ser uma área de purificação mental e física com os elementos fundamentais: respeito, dignidade e transformação, para aqueles que a procuram, contribuindo com a superação do HIV e da AIDS, além da construção de uma sociedade democrática e equitativa.
     A instituição tem por princípios éticos, o respeito e o convívio com as diferenças, a construção de uma cultura de paz, a autonomia, a solidariedade, a equidade, a Justiça Social, a transparência, o acolhimento e o cuidado de si e do outro ser humano, mas a Gestos vai além, ela ajuda na construção de diálogos baseados na escuta, na delicadeza e na confiança, o amor, o prazer e a liberdade como forças mobilizadoras para a transformação do mundo.
     A Gestos trabalha anualmente integrando as diversas instâncias, planos, políticas e ações, articulando a representação institucional, facilitando sempre a inserção e atuação da equipe nos espaços locais, nacionais e internacionais, coordenando a implementação da política de mobilização de recursos, especialmente identificando novas parcerias e estabelecendo uma comunicação sistemática com as parcerias estabelecidas, como a da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e UNAIDS do Brasil.
      Implementando a instituição, a Gestos insere atividades educativas e de ativismo sobre a formação política e saúde sexual, que tem como objetivo esclarecer dúvidas ou questões referentes a saúde sexual e reprodutiva, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com o acompanhamento da equipe especializada, formada por enfermeiros(as),  psicólogas(os) e assistentes sociais.
     Com o aspecto jovem e integralizado com ideias abertas, a Gestos trabalha para alcançar todos os grupos e classes sociais, falando sobre gênero e sexualidade de uma forma branda e clara, onde os jovens podem contar com o suporte de profissionais que aconselham, criando laços de confiança, sempre acompanhando os princípios e visões, trabalhando em cima de projetos sociais e programas realizados no próprio espaço, um exemplo disso é o projeto Programa Saúde para Jovens e Adultos.
     O Programa Saúde realiza testagens para HIV e AIDS em jovens entre 18 e 29 anos, mas também auxilia adolescentes entre 12 e 17 anos a entender um pouco mais sobre o aspecto sexual humano. É realizado o aconselhamento pré e pós-teste para os que realizaram a testagem, e se a sorologia for positiva para o HIV, a Gestos encaminha a pessoa para o atendimento de psicologia e assistente social com orientação e encaminhamento para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para a realização do teste de confirmação e inicio do tratamento. Todo o acompanhamento é totalmente gratuito e é feito através de agendamento.
     Essa é a Gestos. Uma ONG sem fins lucrativos que visa atender a demanda das pessoas que vivem com HIV/AIDS e da população mais vulnerável à infecção pelo HIV, sempre destituindo o preconceito, fazendo com que os soropositivos participem e tomem conta das decisões das suas próprias vidas, onde façam parte de projetos e histórias coletivas de luta contra o HIV/AIDS, realizando trabalhos no âmbito da prevenção, terapias alternativas, apoio psicológico individual e em grupo, palestras, cursos, oficinas e grupos de vivência para jovens, mulheres e gays, de forma totalmente gratuita.

Um comentário:

  1. Deixe isso servir como um salvador para você e amado uma vez. No sagrado coração eu digo;

    As palavras sozinhas não podem expressar o quão satisfeito eu me sinto em meu coração por ter sido certificado como livre de herpes zoster depois de usar remédios de ervas do médico Whites. Por favor, esteja informado que uma pessoa doente não deseja castelos, carros poderosos ou gadgets, certificados ou posição política, ele simplesmente quer ser saudável. Se tudo o que você deseja é a cura permanente para essa doença, desafio você a entrar em contato com o centro de cura do Dr. White no WhatsApp: +2349(0)91844595 ou e-mail em / DRWHITETHEHIVHEALER@GMAIL.COM.
    (Se um médico disser para continuar gerenciando sua condição, então obviamente ele não pode ajudar). Cura de ervas brancas. Eu só li sobre este curandeiro altruísta a partir de testemunhos que recebi de pesquisas no Google, entrei em contato com ele e ele me deu sua condição de cura que eu segui estritamente em 3 semanas, fui certificado como livre de herpes zoster. Pare de gerenciar essa condição de saúde e acabe com ela. Desejo que tantos quantos receberem esta mensagem sejam salvos. Eu sou um testemunho deixando para a cura de:
    HIV/AIDS, Câncer, hipertensão, Hepatite A,B,C,D,E. Herpes genital e oral, verrugas genitais e muito mais
    #siaoromafaith@gmail.com#

    ResponderExcluir