Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Com Delegados eleitos por aclamação, Distrito IV encerra etapa Distrital da 11ª Conferência Municipal de Saúde

Foto: Rebeca Gomes (DSIV)
Em plenária ocorrida no último sábado (28), o Distrito Sanitário (DS) IV encerrou a segunda etapa que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Realizada na Escola Estadual Darcy Ribeiro, no bairro do Cordeiro, o evento foi resultado de três micro-plenárias que discutiram o andamento do sistema de saúde nas localidades que contemplam o distrito.
A abertura dos trabalhos deu-se com uma apresentação lúdica do pastoril da terceira idade, feito pelo grupo Alegria de Viver Bem da UR-7.  Após esse momento de apreciação, a mesa foi chamada e os integrantes falaram um pouco do que é Controle Social, a importância da 11ª Conferência, além de parabenizar aos pré-delegados pela participação na construção de um SUS melhor. Juntos, numa só contexto, estavam o Secretário de Saúde, Dr. Jailson Correia, o Coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Wellington Carvalho, a Gerente do Distrito, Maria do Carmo, o Coordenador do Conselho Distrital, Sr. Epifânio Valdevino, e a Conselheira Distrital, Niedja Assunção.
“O trabalho do controle social é um elemento fundamental na construção do SUS”, disse o Dr. Jailson Correia. O Secretário também falou que se deve “trabalhar para melhorar o sistema, sempre olhando pra frente” e que é muito importante “manter um canal aberto de comunicação com a população”. “Estamos juntos na construção de uma ótima conferência”, finalizou.
Após as devidas apresentações e as falas dos convidados, a mesa foi desfeita e Maria do Carmo fez uma breve apresentação mostrando o histórico situacional do território e ressaltou que “só se pode construir um controle social com a fala do povo. Nada de pessoal, tem que discutir a saúde como um todo, ouvindo a população”. Logo em seguida deu início aos trabalhos dos Grupos de debate, no qual os candidatos a Delegados deveriam avaliar, discutir e propor melhoras no documento base que será debatido na 11ª Conferência.
Divididos em seis grupos (1 – Atenção Básica; 2 – Atenção Especializada; 3 – Atenção de Média e Alta Complexidade; 4 – Vigilância à Saúde; 5 – Gestão do SUS; e 6 – Controle Social e Transparência Pública), os participantes puderam fazer as suas considerações e melhorar o documento que será levado à Conferência para compor o Plano Municipal de Saúde (PMS - 2014-2017).
    O evento culminou com a plenária final, onde 23 Trabalhadores e 43 Usuários foram aclamados Delegados.


Foto: Rebeca Gomes (DSIV)









Nenhum comentário:

Postar um comentário