Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Distrito I conclui etapa Distrital da 11ª Conferência Municipal de Saúde

    No último sábado (26), o Distrito Sanitário I (DSI) realizou a sua etapa distrital que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Realizado no Colégio Municipal Reitor João Alfredo, bairro da Ilha do Leite, o evento foi uma prévia do que será discutido dentro da conferência que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de dezembro. O momento era propício para os participantes (gestores, trabalhadores, usuários e observadores) colaborarem com a elaboração do documento base que será levado à conferência.
    Tendo seu início feito pela Academia da Cidade, que promoveu um momento de acolhimento e distração aos presentes, a mesa foi chamada e a plenária pode ouvir as palavras de boas vindas de cada integrante. Entre os presentes, estavam o Secretário de Saúde, Jailson Correia, representando o Conselho Municipal de Saúde, o conselheiro Manoel José, a Gerente do Distrito, Alessandra Araújo e a Coordenadora do Conselho Distrital, Suely Ferreira.
    “Esse é um momento simbólico para contribuir com um SUS que supere as expectativas”, disse Jailson Correia em sua fala inicial. “É importante [o momento] e é, a partir daqui, que surgem as propostas para discussão na Conferência”, finalizou. A gerente distrital, Alessandra Araújo, também falou da relevância do evento. “Esperamos que possam contribuir com propostas para o processo de composição da conferência e que, mais uma vez, nós possamos entender a importância do momento para a construção do SUS melhor”, ponderou.
"O momento é propício para discussão das políticas para o controle social",
disse Manoel José em sua fala à plenária
    Após as apresentações, a mesa foi desfeita e iniciou-se uma apresentação situacional do território. Em um breve apanhado, Alessandra falou um pouco do controle social, do funcionamento dos conselhos e dos conselheiros, além de expor a divisão territorial e estrutura populacional do DSI. Após esse momento, foi dado início os trabalhos dos grupos temáticos que incorporam a funcionalidade do evento.
    Divididos em cinco grupos (1 – Atenção Básica; 2 – Atenção Básica (grupos específicos) e Atenção de Média e Alta Complexidade; 3 – Vigilância à Saúde; 4 – Gestão do SUS; e 5 – Controle Social e Transparência Pública), cada participante pode dar suas contribuições para melhorar o documento base que norteará a elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o próximo quadriênio (2014-2017).
Grupos discutem o documento base das políticas de saúde do município
    O evento teve seu encerramento com a plenária final, onde todos os grupos socializaram, de maneira geral, o resultado do seu debate – todos aprovaram as propostas nos seus respectivos grupos, sem haver a necessidade de levar ao grande pleno. Ao final, 07 Trabalhadores e 14 Usuários foram eleitos delegados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário