Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Pré-delegados do Distrito Sanitário V participam de plenária Distrital

     Ao som de trompetes, pratos e tambores. Foi assim que os participantes do Distrito Sanitário (DS) V foram recebidos na sua etapa Distrital ocorrida no último sábado (05). Realizada na Escola Estadual Amaury de Medeiros, no bairro de Afogados, o evento teve como objetivo reunir todos os pré-delegados eleitos nas etapas distritais para debater o documento base que servirá na construção do Plano Municipal de Saúde (PMS) para os próximos quatro anos.

    Após a acolhida calorosa da banda Marcial Amaury de Medeiros, os participantes foram convidados para a grande plenária onde tiveram mais um momento de acolhimento. O grupo de Capoeira Carangueijo-Tabaiares se apresentou ao público, mostrando todo o gingado dessa luta genuinamente brasileira. Logo em seguida, a Academia da Cidade propôs um momento de integração, fazendo todos os presentes movimentar seus corpos e distribuir sorrisos para todos os cantos.

    Com o término desse momento lúdico e descontraído, a mesa foi chamada para dar início aos trabalhos do encontro. Entre os presentes, estavam o Secretário de Saúde do Município, Dr. Jailson Correia, a Vice-Coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Cláudia Martins, a Gerente Distrital, Lígia Ferreira, o Coordenador do Conselho Distrital, Oscar Correia e o Conselheiro Distrital, Roosevelt de Souza, representando o segmento trabalhador.

    Numa breve fala do que representa a saúde para a população, o Secretário disse que “ela [a saúde] é um direito e é dever do Estado. E temos que fazer isso olhando o controle social”. O papel dessa Conferência é tratar do Controle Social na condução de um sistema de saúde de maior qualidade e isso, sempre caminhando com a participação popular. “Estamos juntos para construção do SUS. Dando andamento nessa política que precisa de ajustes, mas que tem o anseio de dá certo. E isso feito de uma maneira coletiva”, lembrou a gerente distrital Lígia Ferreira, se referindo à confecção da Conferência.
Cláudia Martins fala da importância da construção do PMS (2014-2017)
    Após as devidas apresentações e as falas dos convidados, a mesa foi desfeita e Lígia começou sua apresentação mostrando o histórico situacional do território e logo em seguida deu início aos trabalhos dos Grupos de debate, no qual os candidatos a Delegados deveriam avaliar, discutir e propor melhoras no documento base que será debatido na 11ª Conferência.

    Divididos em seis grupos (1 – Atenção Básica; 2 – Atenção Básica (grupos específicos); 3 – Atenção de Média e Alta Complexidade; 4 – Vigilância à Saúde; 5 – Gestão do SUS; e 6 – Controle Social e Transparência Pública), os participantes puderam fazer as suas considerações e melhorar o documento que será levado à Conferência para compor o PML (2014-2017).
    O evento teve seu fechamento com a plenária final, onde todos os grupos socializaram, de maneira geral, o resultado do seu debate, além de votar nas propostas que não foram aprovadas pelos 75% dos participantes de cada grupo. Ao final, 23 Trabalhadores e 46 Usuários foram eleitos Delegados.










Nenhum comentário:

Postar um comentário