Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Conselho participa de II Seminário Nacional de Lésbicas Negras e Bissexuais

Rivânia Rodrigues, Vasti Soares e Angélica Araújo representam o CMS em Seminário
de Lésbicas Negras
     As conselheiras Angélica Araújo, Rivânia Rodrigues e Vasti Soares representaram o CMS-Recife no II Seminário Nacional de Lésbicas Negras e Bissexuais realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto em Curitiba/PR. Tendo como tema “Afirmando identidades para a saúde integral”, o seminário objetivou uma discussão sobre a situação das mulheres lésbicas negras e bissexuais no contexto de preconceito e discriminação encontrados nos mais diversos aspectos sociais, mas, sobretudo, na área da saúde.
     A conselheira Rivânia Rodrigues, que participou da organização dos debates acerca dos avanços e desafios das políticas públicas para a população LGBT, com atenção às lésbicas, falou dessa perspectiva. Cerca de 95% das mulheres lésbicas não fazem prevenção, pois têm receio do ginecologista ou por causa do preconceito”, disse. “Mas, embora tenhamos avançado significativamente na criação de políticas LGBT, os profissionais ainda não entendem a especificidade no tratar dessa população”.
     Rivânia também lembra que no Plano Municipal de Saúde do Recife há uma questão que trata especificamente da população LGBT o que, segundo ela, é um algo importante de se notar. “A partir do nosso Plano podemos garantir, dentro de nossas unidades, um melhor atendimento. E isso, faz de Recife um modelo nacional”, conta.
     Para a conselheira Vasti Soares, a participação no seminário foi um momento de diálogo fundamental para as lésbicas negras. "O seminário trouxe novas perspectivas, onde pudermos acompanhar as propostas que o último evento trouxe e acrescentar novas ideias ao documento", disse. 
     Aproximadamente, 150 mulheres, entre organização e redes de lésbicas e bissexuais do país, conselhos de saúde nas três esferas e entidades envolvidas nessa temática, participaram do evento. O próximo Seminário está marcado para acontecer na Paraíba em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário