Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Grupo de Trabalho discute concurso de 2012


    Na tarde desta quinta-feira (05), o Grupo de Trabalho (GT) que acompanhará os desdobramentos da 194ª Reunião Extraordinária, realizada em outubro, se reuniu para iniciar os trabalhos sobre a temática do concurso de 2012 e do quadro situacional dos profissionais da rede municipal de saúde, sobretudo os ACS.
    Composto por conselheiros e conselheiras municipais, o GT também contou com a presença de convidados que, juntos, trocaram informações que ajudaram a subsidiar o diálogo deixando a discussão mais estruturada e coesa. Durante as falas, o grupo se apropriou de dados, como os apresentados pela convidada Andréa Barbosa, da Comissão Reserva dos ACS da Cohab, onde falou das irregularidades na lotação de ACS nos bairros do Ibura e Cohab, ambos no Distrito Sanitário VIII.

     O conselheiro José Cleto ressaltou a importância da reunião. "É uma ampliação e um esmiuçamento da reunião extraordinária que debateu o concurso de 2012", disse. "Esse GT é para dar a resposta a sociedade sobre o que foi discutido em outubro. É fazer um raio X do concurso e cobrar respostas sobre os profissionais que foram nomeados, os que estão em desvio de função ou foram lotados em outros locais", finaliza
     A conselheira Keila Tavares leu um recorte do Relatório Final da 12ª Conferência Municipal de Saúde Rosicleide Barbosa, onde ressalta que, no eixo sobre Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, há uma propositura que já fala do fortalecimento e garantia da recomposição das ENASF (Equipe Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em 100% da cobertura das ESF no município do Recife. E que o GT é mais um viés que o Conselho disponibiliza a sociedade para acompanhar e cobrar que a proposta seja, de fato, efetivada.
     Como encaminhamento, o GT marcou uma nova reunião para o dia 25 de novembro onde convocou representantes da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SEGTES), dos Distritos Sanitários e dos Conselhos Distritais de Saúde, além, é claro, dos próprios membros dos GT e seus convidados.
    Na ocasião, os conselheiros José Cleto e Mateus Meira foram eleitos, respectivamente, coordenador e vice-coordenador do GT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário