Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2016

Conselheiras e Conselheiros visitam o Hospital da Mulher

      Na última sexta-feira (06), o colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife visitou o Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR), localizado no bairro do Curado. A comitiva foi recepcionada pelas secretárias-executivas Joanna Freire e Eliane Germano, de Coordenação Geral e de Atenção à Saúde, respectivamente. A unidade, que é tida como o maior equipamento de saúde já construído no Recife, tem a capacidade para realizar mensalmente cerca de 400 partos, 250 cirurgias e mais de 10 mil atendimentos ambulatoriais.
     Na visita, conselheiros e conselheiras de Saúde conheceram as instalações já prontas e tiraram eventuais dúvidas sobre o funcionamento da unidade. Essa é a segunda visita do CMS-Recife ao HMR; em Agosto de 2015, o colegiado visitou o hospital ainda em obras. “É uma satisfação imensa voltar ao Hospital da Mulher e ver que ele está pronto, todo equipado e prestes a ser entregue as mulheres do Recife”, disse Oscar Correia, coordenador do CMS-Recife.
    A conselheira Marluce Batista ressaltou a importância da nova unidade de saúde. “[O hospital] Foi uma conquista da Mulher que, por muitas vezes, encontravam várias dificuldades e discriminação na hora de marca seus exames. Mas acredito que isso não irá mais acontecer, pois o hospital terá muitas especialidades e também terá um acolhimento mais humanizado”, disse. Marluce também lembrou da estrutura dedicada a maternidade. “As mulheres terão a certeza de que serão atendidas e que irão ter seus bebês na traquilidade e poderão descansar. A chegada do hospital é muito boa para as mulheres, será como uma Fortaleza da Mulher”, finaliza.
  Sendo um hospital de grande porte, os serviços no HMR serão implantados gradativamente para melhor segurança das usuárias. Além dos mais de 67 mil procedimentos/mês, o hospital também terá espaços dedicados ao acolhimento e cuidado as mulheres. É o caso da “Casa das Mães” e ao “Centro de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência”. No primeiro espaço, as mães que receberam alta, mas seus bebês continuam internados, acompanharão a recuperação do seu filho até que ele tenha alta. No segundo caso, viu-se a necessidade de um espaço para apoio as mulheres vítimas de violência, onde terão uma equipe de multiprofissionais especializada voltada para esse cuidado, entre os profissionais estão psicólogo, médico e assistente social.  
     Para a conselheira Sebastiana Maria, a chegada do HMR é um reconhecimento às lutas da mulheres recifenses. "Ter um espaço direcionado a saúde da mulher é um grande marco e nos mostra que estamos tendo uma atenção especial no cuidado a nossa saúde. Espero que as usuárias saibam preservar esse espaço que só vem qualificar e quantificar os serviços de saúde", ponderou.
   O CMS-Recife, em reunião plenária, garantiu que o Hospital da Mulher tenha um Conselho dentro da unidade para intensificar e garantir um Controle Social mais eficiente e eficaz para as mulheres que serão atendidas naquele equipamento.
                             
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário