Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Conselho será coordenado por mulheres

A gestão 2014-2016 dá as boas vindas a gestão 2016-2018
      À tarde de ontem, quinta-feira, 26, foi um momento histórico e importante para o Controle Social: pela primeira vez o Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife terá a coordenação composta somente por mulheres. A eleição da nova coordenação, que aconteceu dentro da 296ª Reunião Ordinária do CMS-Recife, aclamou as conselheiras Janaína Brandão e Keila Tavares como coordenadora e vice-coordenadora do conselho, respectivamente.
      "É uma responsabilidade imensa está a frente do Conselho e, enquanto gestão, vamos trabalhar com imparcialidade e buscar o fortalecimento do CMS-Recife prezando sempre pelo respeito e ouvindo cada conselheiro e conselheira para qualificar o debate. Vamos também trazer os Conselhos Distritais e os Conselhos de Unidade para fortalecer o grupo e tornar ele único", disse Janaína Brandão. "E fico muito feliz em fazer parte de uma coordenação feita por mulheres ao lado da conselheira Keila", enfatizou.
A Comissão Eleitoral aclama as conselheiras Janaína Brandão e Keila Tavares
como nova coordenação do CMS-Recife
     Para a vice-coordenadora eleita, Keila Tavares, sua gestão pautará debates estruturados no Controle Social. “Embora eu esteja aqui representando os enfermeiros, estamos defendendo o SUS e o controle social. Estamos unidos por uma causa comum que é a melhoria da rede para usuário e trabalhadores de forma geral. E eu reafirmo o meu compromisso e dedicação no trabalho em defesa do SUS e do fortalecimento do Controle Social", disse.
        A apresentação da nova coordenação foi feita pelo presidente da comissão eleitoral, Oscar Correia, que leu o regimento criado para nortear a eleição e exemplificou quem estaria apto a concorrer ao cargo de coordenador (a) e vice-coordenador (a). Agora, as conselheiras ficarão na coordenação durante o biênio 2016-2018.
         Despedindo-se da coordenação, o conselheiro Oscar Correia falou da gratidão em ter sido o porta-voz do CMS-Recife no biênio 2014-2016. “Foi um desafio muito grande coordenar o conselho, mas foi também uma experiência muito boa. Nesses dois anos que estive aqui, eu tive o cuidado em ouvir todos os segmentos e lutar por melhorias na rede”, ressaltou Oscar, onde aproveitou a oportunidade e parabenizou as conselheiras eleitas.
Daniele Feitosa deve voltar ao CMS-Recife para aprovação do Plano da VISA/2016
     Dando continuidade a pauta, a gerente da Vigilância Sanitária, Daniele Feitosa, apresentou o planejamento das ações da Vigilância Sanitária do Recife (VISA)/2016 que tem por finalidade implementar as ações do Plano Diretor de Vigilância Sanitária e Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, priorizando as ações de rotina da VISA. As ações contemplam todos os Distritos Sanitários com atenção as suas diferenças geográficas, culturais e de saúde. Com tempo exíguo para um aprofundamento, o colegiado pré-agendou a volta da VISA para o dia 30 de junho, onde acontece a 297ª Reunião Plenária Ordinária.
     O colegiado ainda aprovou uma Resolução que institui a criação dos Conselhos Distritais de Saúde VII e VIII, além de debater sobre assuntos de esfera administrativa como vacâncias de comissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário