Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Conselho recebe visita de estudantes de medicina da UFPE

     O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife recebeu, na quarta-feira (11), alunos do segundo período de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sob a tutoria do Mestrando Davi Curi, os alunos vieram conhecer as instalações do conselho, além de entender como é o seu funcionamento. A atividade faz parte da carga horária da disciplina 'Construção e produção do conhecimento'.
     Tendo como objetivo fazer um trabalho de campo, os alunos se mostraram bem atentos aos trabalhos que o CMS-Recife realiza. "Perceber a importância da participação popular na saúde do Brasil e entender a estrutura, organização e funcionamento de um conselho de saúde são os principais objetivos dessa visita", explicou Davi Curi.
   A estudante Ana Camila Figueiredo, 19 anos, mostrou-se impressionada com a quantidade de ações e demandas que o CMS-Recife possui. "Pessoalmente, eu gostei da experiência em poder conhecer o funcionamento do Conselho Municipal de Saúde. Não tinha noção da complexidade do Controle Social e de como tem gente engajada nisso", avaliou.
     Para a aluna Ana Olívia, 19 anos, conhecer um espaço dedicado ao Controle Social foi enriquecedor. "Gostei muito, não tinha conhecimento da proporção do trabalho e da organização de um Conselho de Saúde e isso foi ótimo poder conhecer", disse. "Acho importante ter esse espaço para a população se sentir representada", completou. 
    Já o estudante Alberto Felix, 24 anos, falou que acredita que os usuários deveriam conhecer os conselhos de saúde, pois, eles são importantes. "Como usuário do sistema de saúde, e futuro profissional de saúde, acredito que é importante conhecer o funcionamento do sistema e dos órgãos que o integram. Não achava que o Conselho Municipal de Saúde fosse tão bem estruturado e organizado e que está disponível para receber as reivindicações dos usuários e profissionais de saúde afim de chegar a uma solução", ponderou. "É bom saber que existe um órgão que tenta escutar as demandas sociais e posso confessar que antes de conhecer esse espaço, não achava que as coisas realmente funcionassem no CMS-Recife", concluiu.
     A visita foi acompanhada pelo assessor de Comunicação e Imprensa do CMS-Recife, Carlos Diego Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário