Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2022

CMS tira dúvidas de conselheiros(as) do CDS VII

 

Convidada para falar sobre a importância dos Conselhos de Saúde e o seu papel enquanto órgão de Controle Social, a vice-coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, participou da reunião plenária do Conselho Distrital de Saúde (CDS) do Distrito Sanitário VII na última terça-feira, 26. Conversando sobre a função estratégica dos conselheiros e conselheiras em órgãos colegiados, Janaína aproveitou o momento para explanar as normativas presentes no Regimento Interno. “Além de colocar a importância dos conselhos e do papel dos conselheiros, respondi as muitas dúvidas que incluem a estrutura organizacional do colegiado, o processo de trabalho das Comissões e do próprio colegiado, além de falar sobre o papel da Secretaria-Executiva do CDS”, disse.

Para a conselheira Distrital de Saúde VII, Deyse Lopes, segmento Trabalhador, esse momento foi enriquecedor para o colegiado. “Acredito que 80% do Conselho é formado por novatos que não tinha conhecimento ou vivência de Controle Social e, por isso, sentimos a necessidade de ter um aprofundamento desses assuntos relacionados ao conselho”, conta.

Segundo a conselheira, esse novo colegiado do CDS VII é bem proativo. “Somos uma turma com um desejo grande de mudança, de querer fazer a diferença e, por causa da pandemia, não tivemos tempo para nos preparar. A vinda de Janaína foi algo muito boa, pois tivemos alguém preparado para tirar todas as nossas dúvidas”, finaliza.

Janaína ressalta que esses momentos são significativos para os Conselhos. "Essa troca experiências, de discutir novos caminhos e possibilidades para ter uma atuação mais efetiva enquanto papel do órgão conselho e do papel individual e do colegiado, enquanto conselheiros, é uma premissa do Controle Social", pontua. Janaína ainda notou que o colegiado do CDS VII mostrou uma vontade grande em fortalecer o papel do CDS no Distrito. "[Eles] absorveram as informações e, com isso, criou-se ideias para melhorar o processo de trabalho no que se refere a política de saúde dentro do território", finaliza.

A formação dos(as) conselheiros(as) é algo que está sempre na pauta do Conselho e, prova disso, a Comissão de Educação Permanente do CMS-Recife tem uma série de Rodas de Conversa para tratar de assuntos pertinentes ao Controle Social e ajudar aos novos(as) conselheiros(as) nessa formação contínua e necessária para o desenvolvimento de suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário