Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Fiscalização apresenta relatórios em plenária

 


O colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife se reuniu durante a tarde de ontem, quinta-feira, 28, para realizar a sua 363ª Reunião Ordinária que tratou das apresentações dos relatórios das visitas que a Comissão de Fiscalização do Conselho fez nesse primeiro semestre de 2022. A leitura dos documentos ficou a cargo da coordenadora da comissão, Fábia Andrade, que explanou aos presentes o que foi visto pelos membros da referida comissão durante as visitas.

Ao todo foram lidos cinco relatórios que contemplaram duas Unidades de Saúde da Família (USF), dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e uma clínica de exames laboratoriais. "Fizemos um levantamento a respeito de todas as visitas realizadas no primeiro e segundo quadrimestre e fomos nos locais para apurar todas as intercorrências apontadas", conta Fábia.

Aberto o debate, algumas conselheiras trouxeram um relato de uma denúncia referente a acusação de assédio moral cometida por uma gestora do CAPS Espaço Vida, no Distrito Sanitário IV. Embora o assunto, que é bem delicado por se tratar de questões interpessoais não fosse o real motivo das discussões, foi amplamente discutido, onde foram expostos os diversos pontos de vista sobre a temática. Sabe-se que, no momento, a gestora do CAPS está de licença e que o assunto será tratado entre os pares envolvidos.

Sobre os pontos apontados nos relatórios, o Conselho já recebeu algumas respostas da gestão, mas seguirá observando o cumprimento do que foi dito nas notas técnicas enviadas pela Secretaria.

Ainda na reunião, os(as) conselheiros(as) que representaram o CMS-Recife em eventos externos puderam compartilhar seus aprendizados. Como é o caso da conselheira Leonilde Cunha que participou do VIII Fórum Conselhos de Saúde da Região Nordeste. "O Fórum da Paraíba foi muito bom. Pudemos conversar com outros conselheiros de outros municípios e vimos a realidade dos conselhos deles", conta.

Segundo a conselheira, alguns palestrantes trouxeram relatos bem pertinentes para o fortalecimento do Controle Social. "Vimos que é preciso ter muita transparência entre os gestores e os conselhos de saúde, que os conselhos têm que ter autonomia e que tudo seja feito através de arranjos participativos", conta se referendo a um dos temas da fórum.

Por fim, o CMS relembrou a realização da primeira Roda de Conversa que será realizada no dia 02 de Agosto, no período da tarde. Esse momento é uma promoção da Comissão de Educação Permanente, em parceria com a Escola de Saúde do Recife, voltado para a capacitação dos(as) conselheiros(as) Municipais e Distritais de Saúde do Recife.

2 comentários:

  1. Tínhamos tudo o que queríamos como família, exceto boa saúde. Eu tive que fazer isso para o benefício daqueles que ainda duvidam da eficácia dos medicamentos fitoterápicos genuínos, assim como meu pai duvidou no momento em que vim com a notícia de que o Dr. WHITE foi capaz de curar o vírus do herpes. Ao contrário da mamãe, o papai é um (RACISTA) que nunca acreditou que algo bom pudesse vir da nação negra. Eu era linda e aventureira, mas quando tive uma infecção por herpes se espalhando pelo meu corpo como um grande fogo em um momento em que meu pai estava lutando contra o HIV, era como uma nuvem escura cobrindo minha família. Por muitos anos sofri dor e vergonha. Decidi navegar na internet para uma cura alternativa, o que me levou ao Dr. WHITE whatsapp +2349091844595, um herbalista e curandeiro poderoso, mas humilde, que prometeu me curar e manteve suas palavras. Este homem é outro papai de uma nação diferente. No começo eu estava cético, fiz perguntas relevantes e irrelevantes, mas ele foi paciente para provar que meus médicos e meu pai estavam errados, que disse que não havia cura. Haven fez todos os arranjos; ele preparou e enviou a cura para mim através do serviço expresso de Courier que recebi na porta. Em 2 semanas de uso de sua cura, meus sintomas desapareceram e eu estava bem novamente, embora a prescrição fosse de um mês. Tudo graças ao Dr. White que colocou a integridade e a simpatia humana acima das coisas materiais. Eu tinha lido muitos testemunhos daqueles que se beneficiaram dos medicamentos do Dr. WHITE, isso realmente me levou a escrever para ele, mas hoje, estou livre de herpes e meu pai é HIV negativo, viu meu caso e foi convencido a usar a cura à base de plantas. Agradecimentos celestiais ao Dr. WHITE por restaurar nossa Alegria. Carlito Savannah
    E-mail/ DRWHITETHEHIVHEALER@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe isso servir como um salvador para você e amado uma vez. No sagrado coração eu digo;
      As palavras sozinhas não podem expressar o quão satisfeito eu me sinto em meu coração por ter sido certificado como livre de herpes zoster depois de usar remédios de ervas do médico Whites. Por favor, esteja informado que uma pessoa doente não deseja castelos, carros poderosos ou gadgets, certificados ou posição política, ele simplesmente quer ser saudável. Se tudo o que você deseja é a cura permanente para essa doença, desafio você a entrar em contato com o centro de cura do Dr. White no WhatsApp: +2349091844595 ou e-mail em / DRWHITETHEHIVHEALER@GMAIL.COM.
      (Se um médico disser para continuar gerenciando sua condição, então obviamente ele não pode ajudar). Cura de ervas brancas. Eu só li sobre esse curandeiro altruísta a partir de testemunhos que recebi de pesquisas no Google, entrei em contato com ele e ele me deu sua condição de cura que eu segui estritamente em 3 semanas, fui certificado livre de herpes zoster. Pare de gerenciar essa condição de saúde e acabe com ela. Desejo que tantos quantos receberem esta mensagem sejam salvos. Eu sou um testemunho deixando para a cura de:
      HIV/AIDS, Câncer, hipertensão, Hepatite A,B,C,D,E. Herpes genital e oral, verrugas genitais e muito mais
      #siaoromafaith@gmail.com#

      Excluir