Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Distrito Sanitário (DS) VI conclui mais uma fase que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde

    No último sábado (21), o Distrito Sanitário (DS) VI concluiu mais uma etapa que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Realizada na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, no bairro de Boa Viagem, o evento contou com a presença de gestores, Conselheiros Municipais e Distritais e dos pré-delegados, oriundos das etapas Microrregionais do distrito.
    Tendo seu acolhimento feito pela Academia da Cidade, os participantes puderam relaxar, se exercitando e movimentando o corpo para dar boas vindas ao dia que estava apenas começando. Houve um momento de pura nostalgia, no qual alguns músicos da banda Bololô, cantaram sucessos antigos da Música Popular Brasileira, levando a plateia a soltar a voz e espantar os males.
Secretário de Saúde, Jailson Correia, prestigiou o evento e falou que a saúde no Recife
vai teve uma melhora significativa
    Depois da recepção calorosa, a mesa foi chamada e, um a um, os convidados puderam dar uma palavrinha sobre o evento e o Controle Social. Estavam presentes o Secretário de Saúde, Dr. Jailson Correia, o Coordenador do Conselho Municipal de Saúde – Recife (CMS – Recife), Wellington Carvalho, a Gerente do Distrito, Jacileide Cândida, o Coordenador do Conselho Distrital, Abel Neto, e os Conselheiros Distritais, Rejane Maria (usuário) e Adriano Martins (Trabalhador). Na ocasião, Jailson Correia falou que “a caminhada é longa, mas a gente [a secretaria] não está no mesmo lugar”, ressaltando que muito já foi feito na área da saúde no Município do Recife nesses nove primeiros meses de gestão.
    A importância dessa Conferência está interligada diretamente com “a construção de uma saúde de qualidade”, como bem lembrou o Coordenador do CMS – Recife, Wellington Carvalho. “É o momento de construção de um plano que vai nortear a saúde do Recife entre os anos de 2014 e 2017”, Disse.
    Após as devidas apresentações e as falas dos convidados, a mesa foi desfeita e Jacileide começou sua apresentação mostrando o histórico situacional do território e logo em seguida deu início aos trabalhos dos Grupos de debate, no qual os candidatos a Delegados deveriam avaliar, discutir e propor melhoras no documento base que será debatido na 11ª Conferência.
Grupos de debate avaliando o documento base para a 11ª Conferência Municipal de Saúde
    Divididos em quarto grupos (1 – Atenção Básica; 2 – Atenção Especializada e Atenção Média e Alta Complexidade; 3 – Vigilância à Saúde; 4 – Gestão do SUS e Controle Social e Transparência Pública), os participantes puderam fazer as suas considerações e melhorar ainda mais o documento base que será levado à Conferência para compor o Plano Municipal de Saúde (2014-2017).

Plenária debatendo as proposições levadas ao grande pleno
    O evento culminou com a plenária final, onde as propostas não aprovadas por 75% dos integrantes de cada grupo, foram levadas para o grande pleno, que votavam pela manutenção ou supressão das propostas destacadas. Ao final, 22 Trabalhadores e 31 Usuários foram eleitos Delegados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário