Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Distritos III, IV e V realizam plenárias Microrregionais

    No último sábado, 14, os Distritos Sanitários (DS) III, IV e V realizaram mais uma etapa do processo que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Como previsto no cronograma, as plenárias aconteceram às 14hs e contemplaram as Microrregiões 3.1, 4.2 e 5.1. Na ocasião, moradores das localidades participantes dialogaram com as representações a problemática que envolve o Sistema Único de Saúde (SUS) em cada território.

    Na Microrregional 3.1 (Aflitos, Alto do Mandú, Apipucos, Casa Amarela, Casa Forte, Derby, Dois Irmãos, Espinheiro, Graças, Jaqueira, Monteiro, Parnamirim, Poço da Panela, Santana, Sítio dos Pintos, Tamarineira, Córrego da Fortuna e Sítio São Braz), a participação popular se deu com a presença de 66 moradores das localidades acima citadas. A Gerente Distrital, Fátima Silva, apresentou ao público a estruturação do território e apresentou o Plano de Governo da Secretaria de Saúde para melhoria das unidades no atendimento do SUS. Na ocasião, participaram da mesa a Conselheira Municipal, Rosicleide Barbosa, a representante da Secretaria de Saúde, Janaína Brandão e o Coordenador do Conselho Distrital, Nadilson Galindo. A Micro 3.1, encerrou suas atividades com a eleição de 5 pré-delegados no segmento trabalhador e 12 pré-delegados no segmento usuário (ambos os casos foram eleitos por aclamação).

Micro da 3.1 conseguiu eleger como pré-delegados 5 trabalhadores e 12 usuários
    Encerrando sua primeira fase de plenárias, a Micro 4.2 teve a participação de 139 moradores, contemplando os bairros de Engenho do Meio, Roda de Fogo, Vietnã e Torrões. Na ocasião, a Gerente Distrital, Maria do Carmo Campos, falou da importância do controle social e fez um breve histórico situacional do distrito, especificando a micro. Além de Maria do Carmo, estavam presentes o Conselheiro Municipal, Leumim Oliveira, a representante da Secretaria de Saúde, Gabriella Lima, e a Conselheira Distrital, Ozita Siqueira. A Micro conseguiu eleger, por aclamação, 8 pré-delegados trabalhadores e 16 pré-delegados usuários. Agora, o DS espera pela sua fase Distrital que acontecerá no dia 28 de Setembro.

Micro da 4.2 encerra primeira etapa da 11ª Conferência Municipal de Saúde.
DS espera pela sua fase distrital
    Realizada no bairro da Mustardinha, a Micro 5.1 contou com a presença de 131 moradores das localidades de Afogados, Bongi, Mangueira, Mustardinha e San Martin. A plenária ocorreu com tranquilidade, onde a Gerente Distrital, Lígia Ferreira, fez um breve apanhado da situação territorial, além de ouvir as proposições dos presentes. Ao final, aconteceu a votação para os pré-delegados, no qual 14 trabalhadores concorreram as 8 vagas disponíveis, enquanto que, 16 usuários foram eleitos por aclamação (sem haver necessidade de votação). Participaram do evento a Conselheira Municipal, Sônia Pinto, o Coordenador do Conselheiro Distrital, Oscar Correia, o representante da Secretaria de Saúde, Roberto Brederode, e representações da Academia da Cidade, Julie Machado, e da diretora da Policlínica Agamenon Magalhães, Graça Marinho.

Lígia Ferreira conduziu os trabalhos da Micro 5.1 (Mustardinha)
Mais de 120 pessoas marcaram presença na Micro 5.1






Nenhum comentário:

Postar um comentário