Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Eleição 2016-2018: Articulação e CDS falam sobre processo eleitoral

Eleição e Fórum Aberto foram ponto de pauta da Comissão de Articulação
     Numa reunião bem produtiva, realizada na manhã de ontem, quarta-feira, 20, a Comissão de Articulação, juntamente com representantes das comissões de articulação dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) e os secretários Executivos dos CDS, iniciou as discussões sobre as eleições dos novos colegiados para o biênio 2016-2018. Entre os pontos debatidos estavam dúvidas acerca da composição da comissão eleitoral e a elaboração do Regimento que norteará todo o processo de escolha dos novos/as conselheiros/as.
    Sob a coordenação da conselheira Janaína Brandão, os representantes dos CDS usaram o espaço como um momento para tirar suas dúvidas e qualificar a discussão. "[A reunião] Foi um momento de aprendizado e de fortalecimento dos Conselhos Distritais", disse Janaína. "O CMS-Recife tenta promover a autonomia desses conselhos, despertando o senso crítico e mobilizador para a realização das ações do Controle Social", finaliza.
     O conselheiro do CDS II, Antônio Gomes, avaliou a reunião como produtiva. "A reunião serviu para tirar nossas dúvidas. Embora o Conselho Distrital II já esteja bem avançado nas discussões do processo eleitoral, essa reunião ajudou a clarear as ideias e toda a demanda será bem encaminhada", disse.
Articulação: comissão tira dúvidas sobre o Processo Eleitoral para escolha do colegiado 2016-2018
     Na ocasião, a comissão apresentou o Regimento Eleitoral que está sendo utilizado pelo CMS-Recife para escolha do seu novo colegiado também para o biênio 2016-2018. Agora, cada CDS deve compor sua comissão eleitoral e realizar as adaptações necessárias aos seus conselhos. "Demos o nosso Regimento Eleitoral para que cada Conselho Distrital faça o exercício de pensar e adequar a sua realidade', falou Janaína. Historicamente, os CDS participavam das discussões em conjunto com o CMS, porém, nesse colegiado, essa perspectiva foi alterada e cada CDS deve puxar as discussões dentro de seus respectivos conselhos.
    Para a secretária Executiva do CDS IV, Fabiana Machado, a reunião foi muito positiva. "Foi uma reunião de esclarecimentos, onde os secretários executivos e membros das comissões de articulação pudemos tirar nossas dúvidas e saber quais serão os encaminhamentos do processo eleitoral para o novo biênio 2016-2018", disse. "Seria importante ter outros momentos como este, pois fortaleceria o nosso trabalho enquanto secretários executivos", finaliza.
     A secretária Executiva do CDS V, Élida Bani, também falou sobre a reunião. "Achei muito esclarecedora. Seria bom que essas reuniões se tornassem fixas, pois essas orientações para os secretários dos CDS são importantes", disse.

Fórum Aberto - A comissão também aproveitou a oportunidade para debater sobre a realização dos Fóruns Abertos de Conselhos de Saúde nas Comunidades do Recife, um projeto que visa levar o conselho para localidades de grande circulação nos territórios dos Distritos Sanitários a fim de mostrar a visão e missão dos Conselhos de Saúde e ouvir a sociedade civil. A comissão espera realizar o primeiro Fórum Aberto no mês de abril e solicitou aos CDS que analisem a proposta e viabilizem o projeto e que algum saia com o indicativo de ser o primeiro. Estão previstos a realização de 6 fóruns ao longo de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário