No dia 30 de junho, o colegiado do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife se reuniu para realizar a sua 297ª Reunião Ordinária. O pleno, que foi ampliado, teve como intuito a apresentação sobre microcefalia e doenças vetoriais relacionadas ao Aedes aegypti., além da apresentação sobre direitos reprodutivos em tempos de Zika, feita pelo grupo Curumim.
No período da manhã, os conselheiros e conselheiras foram prestigiar a entrega do mais novo equipamento de saúde da rede municipal de saúde do Recife. Trata-se da Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE), localizada no bairro do Arruda, Distrito Sanitário II, que realizará cerca de 21 mil procedimentos de média complexidade e terá atendimento especializado em Cardiologia, Fonoaudiologia, Enfermagem (estomatologia), Terapia Ocupacional, Nefrologista, Pneumologia, entre outros.
Dando continuidade a pauta, já na sede do CMS-Recife, o colegiado pode participar da apresentação da Lia Giraldo, professora e pesquisadora da FioCruz, que aceitou o convite do Conselho para apresentar uma pesquisa sobre microcefalia e doenças vetoriais.
Começando sua apresentação com um questionamento - "Incertezas, controvérsias e o que fazer?", Lia fez um resgate histórico sobre as arboviroses altamente presentes no ano de 2015, onde, além da dengue, mas duas novas doenças passaram a circular: Zika e Chikungunya. Nesse contexto, Lia apresentou uma avaliação do programa do controle do Aedes aegypti no país. "[A apresentação servirá para] Demonstrar passo a passo o que nós entendemos desse problema para que os senhores conselheiros possam dialogar e ter firmeza no diálogo com as autoridades sanitárias", disse Lia.
A conselheira Sônia Pinto falou que esse momento foi enriquecedor para o Controle Social |
A professora e pesquisadora, Lia Giraldo, trouxe dados relevantes sobre as arboviroses |
Ao fim, o colegiado agradeceu a presença da professora e pesquisadora da FioCruz, Lia Giraldo, e deu continuidade a pauta da reunião plenária com a apresentação do grupo Curumim.
Paula Viana, do grupo Curumim, trouxe a discussão dos direitos reprodutivos das mulheres em tempos de Zika |
A conselheira Juliana Cesar ressaltou que os serviços de saúde devem fazer com que a informação chegue de forma eficaz as mulheres. |
Por fim, o colegiado aprovou a participação do CMS-Recife na 2ª Marcha em defesa do SUS, onde os conselheiros Cristiano Nascimento, José Cleto e Oscar Correia participarão no movimento em Brasília/DF. Também foi tirada a representação do Conselho na XV Plenária Estadual de Conselhos de Saúde do Estado de Pernambuco que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário