Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Fiscalização visita SaúdeLog

       A Comissão de Fiscalização, em uma de suas atividades, esteve presente, na última sexta-feira, 15, na SaúdeLog, empresa contratada pela Secretaria de Saúde (SESAU) para distribuição de medicamentos e insumos para toda a rede Municipal de Saúde. A visita serviu para conhecer o local e entender o processo de dispersão dos materiais armazenados no depósito.
       Recepcionados pelo secretário-Executivo de Administração e Finanças da SESAU, Felipe Bittencourt, e pelo gerente da SaúdeLog, Carlos Henrique, os membros da comissão assistiram uma apresentação onde constava, detalhadamente, o fluxograma adotado pela empresa para realização da logística de entrega dos medicamentos.
       A conselheira Keila Tavares relembrou que a comissão fez uma visita as farmácias do Distritos Sanitários e, em algumas delas, foi visto uma grande quantidade de remédios com validade vencida e aproveitou a oportunidade para saber como a SaúdeLog lida com essa problemática. Carlos Henrique informou que o repasse dos medicamentos para as farmácias distritais seguem protocolos onde o lote que está com a validade mais próxima será entregue primeiro, mas ele reconhece que possa haver algum problema desses medicamento não serem entregues a tempo aos usuários.
     Carlos também ressalta que a SaúdeLog é responsável somente em entregar os medicamentos aos Distritos Sanitários e estes ficariam incumbidos em repassar para as Unidades de Saúde da rede.
      Os conselheiros também questionaram a falta de medicamentos e foi-lhes dito que, por vezes, a ausência de um ou outra droga é devido a não fabricação do mesmo. "Às vezes, a falta de medicamentos se dá pela não produção da droga. Muitos laboratórios optam por não fabricarem alguns medicamentos porque não é rentável, mas a secretaria vem trabalhando com remédios similares para suprir essa falta", disse Felipe Bittencourt. "Estávamos com um alto índice de medicamentos zerados, mas existem algumas licitações para contornar essa situação", completa.
      Como encaminhamento, a comissão solicitou uma planilha que conste todo o material já entregue pela SaúdeLog de janeiro até junho para uma análise da comissão. Além disso, a comissão também deve convidar a Vigilância Sanitária para fazer uma visita conjunta ao depósito da SaúdeLog.
      Na ocasião, o conselheiro Oscar Correia também participou da visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário